sábado, 29 de dezembro de 2012

Contos de fadas




fonte:http://professoracleides.blogspot.com.br/2011/07/como-surgiu-o-conto-de-fadas.html
Os contos de fadas tem relação com os contos de tradição oral, pois os contos de fadas que conhecemos hoje, se originaram das histórias que traziam o mito e as tradições religiosas, principalmente do Centro da Europa, e a partir do século XVII se consolidou com os contadores de histórias como Charles Perralult, que reescreveu os contos orais e foi promovido por escritores como Perrault, os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen. Segundo Vitor Quelhas, nos contos de tradição oral há dois tipos de componentes: um puramente oral, que diz respeito a eventos locais que são fantasiados e contados como histórias fabulosas. E outro, com as narrativas populares composta por imaginários religiosos e simbólicos, cristãos e pré-cristão, mitos oriundos da Antiguidade, não necessariamente ligado ao que acontece, mas ao que se conta de forma efabulada. Porém, nestes contos não há o elemento feérico, encantatório que encontramos hoje nos contos modernos, nos contos de Grimm ou de Andersen, por exemplo, pode-se encontrar personagens como almas penadas, bruxas, fadas e animais, no entanto são mais personificações das fantasias e medos da aldeia, sendo assim estes são elementos em comum nas diversas culturas, pois na Índia, China, como nas culturas africanas e latino-americanas há os contos populares espantosos de conteúdo simbólico, arquetípico, que expressam versões populares de problemáticas de caráter religioso e filosófico.

Esta tradição oral, também deu origem as fabulas, pois como tais vem a querer exercer uma função educativa, trazer uma “moral da história”, fator preponderante na diferença entre fabula e contos de fadas, que ao contrário da fabula objetiva propor uma descoberta ética e não introduzir uma moral. Os contos de fadas tem assim, a finalidade de transportar o indivíduo para uma realidade paralela, o que é no fundo, mostrar o outro lado das coisas, a realidade criativa e paradoxal dos nossos sonhos, sendo então importantes para manter acessa a chama do inconformismo, da inquietação, fundamental para o exercício da cidadania, a medida que capacita os indivíduos pra dizer que as coisas podem ser diferentes e que nem sempre são o que parecem.

Diante do exposto, pode-se afirmar que os contos de fadas tem grande importância para a infância, pois permite a relação entre as emoções positivas e negativas, quando a criança identifica-se com o herói ou heroína, seja menino ou menina, mexendo com a ambivalência sexual da criança, com a capacidade de lidar com o feminino e o masculino dentro de si, ao mesmo tempo que cria um cenário, a história, em que o herói se movimenta, e a criança, ao identificar-se com ele evolui nesta proposta de viagem, passando por determinadas aventuras, onde se confronta com seu próprio eu e não com a moral da história, ou seja se a criança se identifica com o vilão descobre por si própria por que este personagem não teve um final feliz, neste sentido, os contos confrontam a criança com dualidades como: o ódio e a compaixão, a culpa e o perdão, a tristeza e a alegria, o medo e a coragem, a mentira e verdade, não dizendo o que é certo ou errado, e sim deixando a criança lidar livremente com este material. Sendo assim os contos devem ter presentes os mais diversos elementos como a crueldade, o amor ou morte, pois estas são experiências fundamentais para a criança perceber que a realidade muda continuamente e que o medo, o confronto e a superação não são elementos apenas dos contos, mas da nossa própria vida.

Com o herói da história que tem que arranjar soluções para tudo, a criança descobre possibilidades de enfrentar seus medos como coisa natural. Porém, para que um conto de fadas seja devidamente explorado este não deve ser lido, o adulto deve aprender o conto e depois contá-lo, de viva voz, e que nesta interação do contar o adulto e a criança possam encontrar o mesmo nível de disponibilidade primordial de cada um de nós e neste momento em que as coisas mais terríveis encontram soluções, as pessoas não se deixem mais estar submersas no pessimismo diante da tragédia do mundo e juntos possam buscar as soluções, sendo assim se faz  necessária um mediação em que se conduz a criança para um mundo de disponibilidade, em que ela é direcionada para achar as soluções dos problemas do mundo, para reinventar a realidade, para isto é importante também fazer  com que a criança recrie as narrativas, não habituando-as a ter a penas uma imagem estática das coisas, cada uma deve imaginar a sua bruxa, o seu lobo, o seu gigante, vendo de formas diferentes a mesma história e achando soluções diferentes para a mesma coisa, para que não se tornem cidadãos obtusos e conformados. 
Referência: BARROCAS, Sofia.Viver com as fadas. Entrevista com Vitor Quelhas - Notícias Magazine (11 de abril de 2004). Disponível em: http://tapetedesonhos.wordpress.com/2007/08/30/viver-com-as-fadas/. Acessado em: 30/08/2007.

Agora traremos uma breve biografia de autores fundamentais na constituição deste gênero, tendo como finalidade incentivar você, caro leitor na busca por contos de fadas que o façam reservar lugar para o sonho e a fantasia em suas vidas.

Irmãos Grimm: Escritores alemãs nascidos em Hanau, criadores de encantadores clássicos da literatura infantil universal como João e Maria, Branca de Neve e os sete anões e Os músicos de Bremen, que fizeram emocionar leitores de todas as idades e épocas. Estudaram direito na Universidade de Marburg, mas notabilizaram-se como pesquisadores e filólogos. Referência:
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/IrmaoGri.html

Hans Christian Andersen: Imortal autor dinamarquês de contos de fadas e renomado poeta, nasceu em Odense, no dia 2 de abril de 1805, no interior de uma família extremamente humilde. Em 1828 ele ingressa na Universidade de Copenhague, quando então já havia lançado vários livros, atingindo a fama no âmbito mundial apenas em 1835, ao publicar seu livro O Improvisador. Sua obra é composta de romances como este, de poemas e narrativas de viagens, mas tornou-se realmente célebre por seus contos de fadas, principalmente em um período no qual este gênero era muito raro. Suas narrativas mais conhecidas são O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha, entre outras. Referência:
Charles Perrault: Viveu em Paris e morreu aos 75 anos. O poeta da Academia Francesa não atuou exclusivamente no mundo das letras. Além de trabalhar como advogado, tornou-se superintendente de construções do Rei Sol Luís XIV. Publicou  Os "Contos da mamãe gansa" que se constituem de uma coletânea de oito histórias, posteriormente acrescidas de mais três títulos, ainda que num manuscrito de 1695, só encontrado em 1953, constassem apenas cinco textos. Os contos que falam de princesas, bruxas e fadas trazem histórias que habitam até hoje o imaginário infantil como "A Bela Adormecida", "Chapeuzinho Vermelho", "Cinderela", dentre outros. Referência: http://www.graudez.com.br/litinf/autores/perrault/perrault.htm
 
Marina Colasanti: Nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara (Eritréia), Etiópia. Viveu sua infância na Africa (Eritréia, Líbia). Depois seguiu para a Itália, onde morou 11 anos. Chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro, onde reside desde então. Entre 1952 e 1956 estudou pintura com Catarina Baratelle, em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna. Nos anos seguintes, atuou como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista. Ingressou no Jornal do Brasil em 1962, como redatora do Caderno B, desenvolveu as atividades de: cronista, colunista, ilustradora, sub-editora, Secretária de Texto. Foi também editora do Caderno Infantil do mesmo jornal. Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Dentre outros escreveu : E por falar em amor; Contos de amor rasgados; Aqui entre nós, Intimidade pública, Eu sozinha, Zooilógico, A morada do ser, A nova mulher (que vendeu mais de 100.000 exemplares), Mulher daqui pra frente, O leopardo é um animal delicado, Gargantas abertas e os escritos para crianças: Uma idéia toda azul e Doze reis e a moça do labirinto de vento. Referência: http://omundodemarinacolasanti.blogspot.com.br/2008/09/biografia_25.html

Câmara Cascudo: Nasceu em natal, no dia 30 de outubro de 1898, vindo a falecer a 30 de julho de 1986, em sua residência particular, na cidade onde nasceu. Filho de pai rico,Cascudo teve uma infância privilegiada, começando a escrever na imprensa a partir de 1917, e mais intensamente aos dezenove anos, no jornal fundado por seu pai, o coronel da guarda nacional, Francisco Cascudo, para que o filho e os seus amigos tivessem um órgão onde divulgar suas ideias. Aos 40 anos de idade, depois de haver publicado aproximadamente 15 trabalhos, entre livros de história e de crítica literária, Cascudo publica seu primeiro livro de folclore, vaqueiros e cantadores, que se tornaria, desde logo um clássico, na bibliografia do folclore brasileiro. A partir de então, a par de novos livros de história e literatura, Cascudo daria início à construção de sua vasta obra, no campo da cultura popular. Depois de vaqueiros e cantadores viriam literatura oral, dicionário do folclore brasileiro, cinco livros do povo, todos da maior importância para a cultura nacional, um universo de 70 livros que o mestre publicou, somente na área do folclore. Referência:
http://www.acritica.org/2011/03/camara-cascudo-vida-e-obra.html


La fontaine: Nasceu na pequena cidade de Chateau-Thierry. Estudou teologia e direito em Paris, mas seu maior interesse sempre foi a literatura. Escreveu o romance "Os Amores de Psique e Cupido" e tornou-se próximo dos escritores Molière e Racine. Em 1668 foram publicadas as primeiras fábulas, num volume intitulado "Fábulas Escolhidas". O livro era uma coletânea de 124 fábulas, dividida em seis partes. As fábulas continham histórias de animais, contendo um fundo moral, eram escritas em linguagem simples,por isso conquistaram imediatamente seus leitores.Várias novas edições das "Fábulas" foram publicadas em vida do autor. A cada nova edição, novas narrativas foram acrescentadas.A última edição de suas fábulas foi publicada 1693, antes de vir a ser fabulista, foi poeta, tentou ser teólogo. Algumas fábulas escritas e reescritas por ele são: A lebre e a tartaruga, O homem, o Menino e a Mula, O Leão e o Rato, O carvalho e o Caniço. Referência:
http://viveraescrever.blogspot.com.br/2009/11/vida-e-obra-de-jean-la-fontaine.html

 

6 comentários:

  1. Amei a postagem, não fazia ideia de onde tinha surgido os contos de fadas. mas, agora posso até dar uma aulinha. Beijocas!!!!!!!!!!!!

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  2. Sempre gostei de contos de fadas, minha infância ficou marcada por essas histórias, e poder conhecer o surgimento destes contos, e mais que isso, sua importância para o desenvolvimento infantil é super importante. Acho que todos estudantes de pedagogia e professores atuantes deveriam conhecer conceitos como estes, pois assim poderiam trazer melhores contribuições em sua prática docente. Parabéns meninas, o blog está lindo,acompanho ansiosamente cada postagen!

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    1. Muito obrigada, adoramos seu comentário, pois vc traz uma importante dica para os estudantes de pedagogia e professores de um modo geral, a necessidade de sempre estar buscando, estudando e conhecendo mais a fundo assuntos que envolvem nossa prática docente, esse é um dos nossos objetivos e q bom poder relembrar sua infância através de nossas postagens! Continue comentando, esta troca é muito importante para nós

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  3. Confesso que contos de fadas nunca foram meus livros preferidos em minha infância, mas a partir do que vcs colocaram eu consigo entender melhor a importância que tem no desenvolvimento da criança.
    Parabéns mesmo meninas. Cada postagem me instiga mais a ler o blog de vcs!
    Aguardo novidades...

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  4. Que bom ao perceber a importancia dos contos de fadas vc passou a se interessar mais pelo assunto, quando tiver seus alunos esperamos que faça eles embarcarem neste universo e é claro respeitando sempre o gosto deles.

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