Quando pensamos em livros de literatura infantil, pensamos logo em ilustrações, pois é comum que o livro infantil tenha um apelo visual. Mas será que este recurso serve somente para decoração? Será que se as imagens forem retiradas das histórias elas perdem o sentido? E livro ilustrado tem mesmo o conceito que julgamos tão obvio? São então todos os livros que trazem figuras? É sobre isso que vamos discutir um pouco. Primeiramente é importante falar do livro ilustrado pelo fato dele ser tão forte e presente na literatura infantil e consequentemente para a formação de leitores de literatura, já que ajuda na compreensão do texto e quando bem elaborado prende a atenção do leitor à história.
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http://lerbd.blogspot.com.br/2009/12/onde-vivem-os-monstros-maurice-sendak.html |
O livro imagético não é uma invenção tão recente, já no século XVII, Comênio, no momento que começa a pensar na criança como ser com características próprias, ele se preocupa em fazer livros que contenham imagens para ajudar a criança a melhor compreender os textos, e assim produz os livros com imagens e textos juntos e utiliza a litogravura ( carimbo de madeira) na confecção das imagens. Gustave Dore, no século XVIII, trazia a ilustração separada da imagem, depois da história elas surgiam, feitas de carimbos de metal. No século XIX, Rodophe Topffer apresenta a obra de natureza mista, em que imagem aparece em cima e texto em baixo, padrão que até hoje é bem presente nos livros de literatura infantil. Em 1858, Henricke Hoffmann introduz o texto e imagem com cor, as rimas e a graça das histórias, recursos bastante importantes, pois prendem ainda mais a atenção da criança. Estas tendências contribuíram para o surgimento do livro ilustrado que conhecemos hoje e que antes já foi chamado de livro álbum ou álbum ilustrado.
Mas afinal, o que é livro ilustrado?
Este termo recente é utilizado para designar as histórias as quais imagem e texto se complementam e dialogam tanto, que um não faz sentido sem o outro. Sendo assim, não podemos dizer que um livro da branca de neve ou do patinho feio é um livro ilustrado, pois se as ilustrações forem retiradas do texto ou modificadas, este pode ser perfeitamente compreendido, o que não ocorre por exemplo, nas obras, “A flor do lado de lá”, de Roger Melo, “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”, de Dom e Audrey Wood, “Onde vivem os monstros’, de Maurice Sendak e marco do livro ilustrado e Flicts, de autoria de Ziraldo, que vocês podem conferir a sinopse nas sugestões de leitura da semana. Outra característica do livro ilustrado é a sua brevidade, pois como é destinado para crianças pequenas e estas não tem capacidade de armazenar grande número de informações, as histórias tem que durar uma unidade de fôlego, ou seja o tempo de uma respiração.
O livro ilustrado é um importante recurso a ser utilizado em sala de aula, pois com estas histórias o professor pode explorar ao máximo as capacidades da criança, no momento em que trabalha a interpretação dos textos concomitante com a leitura das imagens, e permite ao aluno fazer inferências e ligações de um com o outro. Porém, para que a atividade seja realizada de modo satisfatório, faz-se necessário que o professor compreenda claramente a história e a explore de modo que o aluno possa entendê-la também, ou seja ele deve deixar os alunos observarem com calma as imagens durante a leitura, depois de contá-las chamar a atenção deles para as cenas que passaram despercebidas e que contribuem para o melhor entendimento da história, sempre permiti-los a fazer inferências e conduzi-los a buscar o que está implícito em todas as histórias, pois desta forma estará formando leitores de literatura infantil que mais tarde será um leitor de literatura, já que estará tendo contato desde cedo com as obras literárias e o que é muito importante, estará as compreendendo, o que muitas vezes não ocorre em sala de aula pelo fato do professor não explorar devidamente as obras.