sábado, 2 de março de 2013

Os livros como mestres



O texto “Os livros como mestres” de autoria de Umberto Eco, trata-se de uma discussão acerca da importância da criança ter acesso desde cedo à  literatura infantil no âmbito escolar e da necessidade do contato diário com livros infantis, pois estes contribuem tanto para sua formação literária como também para construção do prazer de ler e na própria apreensão e entendimento da leitura, à medida que os alunos vão dominando estratégias de leitura e fazendo relações das histórias com suas experiências de vida.
Uma expressão interessante que o autor utiliza no texto em relação a apropriação da leitura literária é “uma escada de corrimão” em que permite estabelecer uma compreensão sobre os livros infantis destinados as crianças que seguem uma escala de maior ou menor grau de facilidade de leitura. Os livros infantis, portanto podem ser de duas formas no que diz respeito à compreensão do leitor, simples e de fácil entendimento ou até mesmo uma linguagem mais detalhada que exija maior atenção do mesmo, desde que ambas utilizem vocabulários voltados à idade certa, permitindo progressos das crianças e dos jovens. Sendo assim, o crescente avanço literário das crianças não depende apenas de bons livros infantis, mas também da presença de conflitos psicológicos, informações implícitas e metáforas presentes nos textos, pois na literatura contemporânea os alunos aprendem muito mais do que decodificar códigos de escrita e ler histórias em que a bruxa morre no fim e a princesa é feliz para sempre, com este novo perfil de literatura a criança aprende a lidar com seus conflitos inter- pessoais, ou seja, a enfrentar conflitos internos e encarar problemas de sua realidade de forma que entenderiam através da leitura dos livros que os problemas não somem, permanecem e nós que temos que aprender a lidar com eles, assim na literatura contemporânea o objetivo é o progresso do aluno, então os finais das histórias são (ou devem ser)  moldados de acordo com a  realidade.
O autor conclui seu texto fazendo uma análise sobre os livros destinados as crianças e adolescentes, enfatizando os limites educativos e morais desse tipo de literatura, onde a leitura é entendida como caminho para a competência literária e a partir disso, mostra a diversidade de competências que a leitura ajudará a desenvolver no aluno. Diante disso, nota-se que esta adequação dos livros literários para a nossa realidade, ocoreu devido à mudança social da atualidade, que hoje traz para o indivíduo atribuições como autonomia e criatividade e assim, os livros literários apresentam uma narrativa diferenciada, onde os conflitos internos fazem com que o leitor saiba lidar com as adversidades da vida, apresentando características que orientam a desenvolver as competências já existentes no leitor iniciante.
Fonte:http://campodapoesia.blogspot.com.br/2011/09/descricao-da-imagem-desenho-de-cinco.html
 
 
Referência: ECO, Umberto. Os livros como mestres. Barcelona: Lúmen, 1981, p. 80.