sábado, 1 de dezembro de 2012

Nossas produções

Através de um acróstico da palavra literatura infantil, construímos em grupo de cinco pessoas (Aline, Débora, Michele, Luana e Tassia) a história abaixo, esta atividade rendeu ricas produções na turma, que vocês podem conferir nos blogs das nossas colegas, serve também como sugestão de atividade para as crianças, com certeza terá um ótimo resultado e grandes surpresas.

Era uma vez...
Era uma vez um menino que tinha o sonho de viajar, uma viagem repleta de aventura, magia e fantasia. E através da leitura, seu pensamento tornou- se realidade, pois ao entrar naquele universo de pura imaginação, vivenciou histórias que o fizeram conhecer o poder da arte da literatura, que o tirou de uma infância triste e deu- lhe esperanças de viver dando risadas. Tempos depois tornou-se um contador de histórias sendo para outras crianças um espelho que desperta mais uma vez o gosto pela leitura.

The End.

Sugestões de leitura




A obra Era uma vez, era uma vez, de autoria de Rafael Garcia traz uma história muito divertida, que retrata  a paixão de "era uma vez" por "foram felizes para sempre", em uma saga encantadora, que mexe com o imaginário da criança.





O livro O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomiado, de Dom e Audrey Wood, é uma divertida fábula sobre um esperto ratinho que tinha como objetivo esconder um morango vermelho maduro de um grande urso esfomeado, que, no entanto, não aparece na história. Durante a narrativa o ratinho tenta de várias formas esconder ou disfarçar o morango maduro para que o grande urso não se aproxime. Um interlocutor oculto que narra à história convence o ratinho de dividir o morango maduro com ele para que assim, o grande urso esfomeado não tenha o prazer de experimenta- lo, mas será que esse não foi apenas um artificio da esperteça de um esfomiado que não era o urso?.





O livro Até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman vai fazer as crianças rolarem de rir, ao descobrirem um "segredinho" das princesas mais famosas do mundo. Vale a pena conferir!







O livro Novas histórias antigas, de autor desconhecido traz a história do prìncipe que ninguem queria, um conto de fadas bem diferente do que estamos acostumados a ler e ouvir, pois narra a história de uma rainha que teve um filho horrível, um príncipe tão feio que ninguem queria casar, um monstro tão terrível que devorou duas noivas e um final surpreendente que mostra que "se monstro vais procurar, monstro vais encontrar" mas se "amor vais procurar amor vais encontrar".


No livro Exercicios de ser criança, o autor Manoel de Barros conta em prosa encantadoras aventuras, como a história do menino que carregava água na peneira e gostava de fazer coisas peraltas e despropositos do tipo e logo depois descobre que escrever é igual carregar água na peneira, pois suas produções tem como limite apenas sua imaginação, que é imensa e assim começa a fazer peraltagens com as palavras.




O conto O barba azul, de autoria de charles perrault, narra a história de um homem rico, o qual nenhuma moça queria se casar por conta da estranha cor de sua barba e pelo fato de ter se casado seis vezes e todas as suas esposas terem desaparecido, até que um dia ele convence uma jovem a casar- se com ele, tudo vai bem até que barba azul decide viajar e avisa a sua esposa para convidar todas as suas amigas para o castelo e divertir- se com elas, porém ela estava proibida de entrar em um pequeno quarto da casa, só que sua curiosidade é maior que tudo, então ele abre a porta e descobre um terrível segredo que pode custar-lhe a própria vida!



 O livro Flicts, de autoria de Ziraldo conta a história de uma cor que se chamava flicts, e ela não tinha a força do vermelho,  a luz do amarelo, ou a paz do azul, era apenas o frágio e feio flicts, e nada no mundo tinha a sua cor, nem a caixa de lápis, o laço, a ciranda, a fita ou a primavera, ninguém queria brincar com nada flicts e ele ficou  na solidão, mas um dia decidiu procurar um trabalho, uma faixa, um brazão de bandeira,algum espacinho no mundo, então correu o mundo levando muitos não, nenhum País o quiz, e então ele parou de procurar e foi subindo, subindo e sumiu, e nínguem o consegue ver, mas o que ninguem sabe (só os astronautas), é que de perto a lua é flicts!






Este livro aguça a curiosidade das crianças e de forma envolvedora e surpreende conta a história do "grúfalo" um terrível monstro que todos da floresta temem, e só um esperto ratinho consegue dete-lo. e você quer conhecer o grúfalo?








Este livro traz seis histórias que falam da criação do mundo e de alguns deuses africanos, como também fala da época em que o Brasil recebeu homens e mulheres que foram capturados na Africa e aqui escravizados e assim estas pessoas passaram a  escrever um pouco da história do Brasil, ao trazer consigo a história de seu povo, os segredos da sua religião, seus mistérios e deuses e contar suas narrativas dos mais velhos para os mais novos sem perder sua essência e riqueza. Vale a pena embarcar nessa magnífica viagem !
 

O livro "O sapo que virou príncipe - continuação" traz o depois do "foram felizes para sempre" do sapo e da princesa, mostrando que eles não foram tão felizes como sugere o fim do conto de fadas, tanto que o principe-sapo estava tão farto das reclamações da princesa que saiu a floresta à procura de uma bruxa que o trasformasse novamente em sapo, para que enfim encontrasse esse tal final feliz, nessa busca se viu em meio há histórias que lhe eram familiares, como a de João e maria, Cinderela e Branca de neve. Depois de sua aventura, ele volta pra casa e descobre que o "final feliz" as vezes está mais perto de nós do que imaginamos, só basta que o enxerguemos.
Este livro conta a história de Pedro, Lili e de um grande segredo, que Pedro tenta desvendar durante toda a trama, e no fim quando finalmente descobre "o misterioso segredo" se decepciona, pois estava a espera de algo mais extraordinário, só que mal sabe ele que por traz daquela pequena revelação que Lili o fez, há algo muito maior e surpreendente. Leiam e descubram qual é o Monstruoso segredo de Lili!