
A
caminhada leitora de cada indivíduo se faz mediante diversas circunstâncias que
contribuem para a formação do gosto em ler ou pelo“desgosto” em ler. Diante
disso, propostas didáticas são lançadas inicialmente nos espaços escolares, em
que o sujeito tem em tese os primeiros contatos com a cultura leitora, assim
essas propostas didáticas acabam se organizado para dar conta das necessidades
de aprendizagem dos alunos, ou seja, é justificada para ensinar a leitura com
cunho pedagógico, sendo a literatura utilizada apenas como um meio e não como
um fim. Nesse contexto, o professor assume um papel de grande importância para
a construção da competência literária de seu aluno que deve desde cedo
compreender que a leitura literária não tem idade para acontecer e tem uma
finalidade que vai além de ser um recurso para se ensinar boas maneiras ou a
decodificação de textos, a literatura é fundamental porque é arte, e como arte
faz-se necessária a vida. Desse modo, a articulação do professor necessita
partir de conhecimentos didáticos prévios, pois a leitura do texto começa com
ele fechado, a partir da contextualização que deve ser feita e da interação que
se deve mediar entre o leitor e texto, para que se possa realizar e participar
efetivamente do processo de formação de leitores literários. Assim, a leitura
literária assume uma função para o currículo escolar que para ocorrer de
maneira adequada necessita de tempo, espaço e recursos. Ou seja, a escola
precisa prover horários para atividades, os alunos realizarão as leituras em
posições confortáveis, sem estar exclusivamente sentados em uma carteira
escolar e trazendo como recurso diversas obras literárias, como poesia, poema,
conto, livro ilustrado, séries literárias entre outros. Nessa dinâmica a
instituição de ensino pode realizar projetos literários, como por exemplo, a
leitura compartilhada onde o professor faça a leitura junto com os alunos, seja
de um primeiro livro, de uma série ou de um livro ilustrado. E projetos de
produção de texto onde os alunos realizarão a leitura de livros no intuito de
escrever uma série literária, podendo prestar atenção para a forma da escrita,
verificando que cada gênero requer uma maneira diferente de escrever. Dessa
forma, a escola se envolve na formação de leitores e contribui por meio de
estratégias de leituras para garantir a formação do gosto literário.