sexta-feira, 8 de março de 2013

Articulação didática e projetos literários


A caminhada leitora de cada indivíduo se faz mediante diversas circunstâncias que contribuem para a formação do gosto em ler ou pelo“desgosto” em ler. Diante disso, propostas didáticas são lançadas inicialmente nos espaços escolares, em que o sujeito tem em tese os primeiros contatos com a cultura leitora, assim essas propostas didáticas acabam se organizado para dar conta das necessidades de aprendizagem dos alunos, ou seja, é justificada para ensinar a leitura com cunho pedagógico, sendo a literatura utilizada apenas como um meio e não como um fim. Nesse contexto, o professor assume um papel de grande importância para a construção da competência literária de seu aluno que deve desde cedo compreender que a leitura literária não tem idade para acontecer e tem uma finalidade que vai além de ser um recurso para se ensinar boas maneiras ou a decodificação de textos, a literatura é fundamental porque é arte, e como arte faz-se necessária a vida. Desse modo, a articulação do professor necessita partir de conhecimentos didáticos prévios, pois a leitura do texto começa com ele fechado, a partir da contextualização que deve ser feita e da interação que se deve mediar entre o leitor e texto, para que se possa realizar e participar efetivamente do processo de formação de leitores literários. Assim, a leitura literária assume uma função para o currículo escolar que para ocorrer de maneira adequada necessita de tempo, espaço e recursos. Ou seja, a escola precisa prover horários para atividades, os alunos realizarão as leituras em posições confortáveis, sem estar exclusivamente sentados em uma carteira escolar e trazendo como recurso diversas obras literárias, como poesia, poema, conto, livro ilustrado, séries literárias entre outros. Nessa dinâmica a instituição de ensino pode realizar projetos literários, como por exemplo, a leitura compartilhada onde o professor faça a leitura junto com os alunos, seja de um primeiro livro, de uma série ou de um livro ilustrado. E projetos de produção de texto onde os alunos realizarão a leitura de livros no intuito de escrever uma série literária, podendo prestar atenção para a forma da escrita, verificando que cada gênero requer uma maneira diferente de escrever. Dessa forma, a escola se envolve na formação de leitores e contribui por meio de estratégias de leituras para garantir a formação do gosto literário.