sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Afinal, para que serve a literatura infantil?

      No mundo de hoje, o qual todos estão em busca de melhores oportunidades de emprego e bens materiais, atividades como a leitura aparecem em segundo plano ou como mero instrumento de acúmulo de bens ( leitura para passar no vestibular, em um concurso público ou em uma prova). Mas, onde fica o espaço do prazer e do encantamento que a arte pode nos proporcionar através da apreciação da literatura, da música, dança, pintura, teatro, cordel ou poema?
       Talvez seja esta uma função da escola, já que uma de suas finalidades é garantir o acesso aos bens culturais e em seu próprio currículo tem um espaço (mesmo que reduzido) para as materias artísticas. Porém, ao recordarmos o tempo de nossas aulas de português nas séries iniciais do ensino fundamental é comum recordarmos que as professoras nas raras vezes em que liam uma "historinha", em seguida traziam "tarefinhas" de gramática ou as lições de moral, situação esta ainda bastante presente nas escolas.
Fonte:http://blogmail.com.br/como-ser-professor-de-escola/
       Assim surge uma questão intrigante: Se a arte tem por finalidade este dispertar de emoções e encantamentos, será correto ler uma obra de literatura infantil para as crianças, com o intuito de cobrar a apreensão dos outros conteúdos do currículo, ou até mesmo visando condicionamentos morais? Será que assim estaremos formando leitores verdadeiramente apaixonados pelo mundo dos livros? Será que em nossas salas de aula buscamos este objetivo ou reduzimos o papel da arte, inclusive em nossas próprias vidas?
     Nós enquanto educadores, precisamos refletir sobre nossa prática docente e nos perguntar qual é a finalidade dos processos educativos realizados em sala de aula e se estamos realmente colaborando na formação de sujeitos críticos e autônomos ou somente contribuindo para a reprodução da ordem social vigente, a partir do momento que restringimos a possibilidade criadora do nosso aluno.

Referência: PAULINO, Graça. Para que serve a literatura infantil? v.5 n.25. Jan/fev. Presença pedagógica,1999.