sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Poesia


A poesia apresenta diversas definições e origens, em uma pesquisa realizada a que melhor consegue definir o tema é a seguinte: “A palavra poesia vem do termo latim poēsis, que, por sua vez, deriva de um conceito grego. Trata-se da manifestação da beleza ou do sentimento estético através da palavra, podendo ser sob a forma de versos ou de prosas. Em todo o caso, o seu emprego mais usual está relacionado com os poemas e com as composições em verso”.
Esse estilo literário se difere de outros por caracterizar um arranjo harmônico de palavras e também por apresentar uma linguagem específica garantindo o ritmo no desenvolvimento das estrofes seguindo uma métrica estética, esses são os principais recursos utilizados para se fazer uma poesia.
E entre os elementos que constituem a poesia é o valor simbólico da linguagem que assume a função de construir metáforas de diversas realidades, ao mesmo tempo, que consegue trazer a emoção, mostrando a sensibilidade que as palavras podem ter diante de diferentes assuntos. 

 
Poesia também pode ser forma e não perder o encanto.

Fonte: http://gmouzinho.blogspot.com.br/2009/10/o-mundo-roda-carluce-pereira.html

Vocês podem conferir no link poema/poesia deste blog obras belíssimas de autores como Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado, Fernando Pessoa, Clarisse Lispector, Vinícios de Moraes e Cecília Meirelles e assim conhecer estilos,  se encantar com as produções, bem como produzir com as crianças uma roda de poesia..

Referência: disponível em: http://conceito.de/poesia#ixzz2F2o13Ozc, Acessado em: 14 de dezembro de 2012


Roda de Leitura


A roda de leitura possui como definição a leitura de textos em público e apresenta inicialmente uma prática muito mais antiga do que se imagina, pois desde a Grécia antiga se utilizam desse meio para divulgar autores e obras. Transpondo esse método para o campo educacional evidencia-se que a formação do sujeito enquanto leitor acontece inicialmente a partir da curiosidade em descobrir novos horizontes que antes lhes eram desconhecidos. Assim, a estratégia da roda funciona como um caminho para o incentivo a leitura, por garantir que sejam compartilhados entre os componentes daquele espaço diversos tipos de textos, logo são partilhados estilos literários diversificados. Desse modo, permite que o aluno busque por assuntos e temas que antes não faziam parte de sua bagagem de leitura, assim possibilita que o leitor aumente o seu repertório literário, despertando, portanto o prazer em ler e podendo atribuir gosto por outros estilos e obras até então desconhecidos.   



Referência: Disponível em: http://www.estacaodasletras.com.br/arquivos/rodas.pdf, Acessado em: 14 de dezembro de 2012.