sexta-feira, 15 de março de 2013

Estratégias de leitura


A gestão das escolas precisa planejar a hora de estar na sala de aula trabalhando a literatura, como também o professor deve trabalhar estratégias de leitura para ajudar o aluno na compreensão dos textos, pois só a partir do momento que se compreende a leitura pode-se então adquirir o gosto literário, esta pode ser uma afirmação simples e óbvia, mas uma grande maioria dos professores “jogam” os textos para os alunos, exigem “a leitura silenciosa” e logo depois vem com perguntas do tipo “o que o autor quis dizer com o texto” ou “o que você entendeu do texto”, sem contar as perguntas “copia e cola”, em que são pedidas questões que os alunos voltam ao texto, localizam um pequeno trecho pedido e reproduzem na resposta, sem em nada trabalhar as inferências, a relação com a realidade dos alunos, as questões implícitas ou cenas interessantes das histórias. Diante disto, se faz extremamente necessário,  que os professores se utilizem de estratégias de leitura, para formar leitores proficientes e estimular a competência literária dos alunos.
Mas o que são estratégias de leitura?
São procedimentos que servem para controlar a compreensão, utilizadas de forma inconsciente, adaptam-se a diferentes situações e tipos de leitura e controlam a lembrança daquilo que se lê. A compreensão alcançada através das estratégias de leitura, dependem da clareza e coerência do texto, dos conhecimentos prévios do leitor e das estratégias que este se utiliza durante a leitura e é através da intervenção didática, que é o modo como o professor apresenta e aborda os textos, que faz com que o aluno domine as estratégias de leitura. Assim surge uma questão central, como se ensina aos alunos estas estratégias? A resposta parece simples, mas é desafiadora, pois exige planejamento e empenho, como também deve-se saber que é um processo que terá avanços e retrocessos e o professor precisa estar sempre ajudando, introduzindo um trabalho baseado no processo de construção conjunta, sem esquecer que o professor sempre deve ser um guia e que deve planejar a leitura pensando em um antes, para ajudar na compreensão, durante, regulando a compreensão e depois, concretizando a compreensão dos textos.
Antes, é necessário estabelecer um objetivo para leitura, informando se esta será para se divertir, se emocionar, entender os dilemas da vida, para auto-conhecimento, para viver um fantasia, como é o caso da literatura, ou para aprender, se informar, resolver um problema e outros objetivos de textos científicos, também é preciso ativar os conhecimentos prévios do estudante, seja com uma explicação geral ou instigando o que eles já sabem sobre o tema, através de perguntas, cantigas de roda ou brincadeiras que tenham haver com a obra escolhida, por fim é preciso estabelecer previsões sobre o texto e formular perguntas para que no ato da leitura, os alunos possam utilizar a estratégia de verificação, em que formula hipóteses sobre o que acha que irá encontrar no texto ou qual o objetivo do autor com aquela obra, para que assim possa realizar uma leitura a qual estará em busca de algo, que por fim pode estar ou não de acordo com sua hipótese inicial, mas que  poderá contribuir na  compreenção daquilo que se  lê.
Durante, deve-se fazer uma leitura guiada, instigando o aluno a sempre se perguntar o que irá acontecer (antecipação), identificar erros ou inconsistentes (verificação e controle) e inferir significados ou informações implícitas (inferência).
Depois da leitura, o aluno precisa responder perguntas, que primeiro podem ser objetivas e localizadas facilmente no texto e em seguida para identificar tudo aquilo que ficou implícito, localizando a idéia principal e elaborando um resumo da obra, que pode ser subjetivo.
Contudo, nota-se que a partir do momento que as escolas passarem a planejar o trabalho com a literatura infantil e compreenderem que está por si só se justifica e é extremamente necessária ao âmbito educacional, se poderá enfim, ensinar as nossas crianças a ler, indo além da decodificação, como também se desenvolverá leitores competentes e que lêem não somente para fins escolares, mas para auto-satisfação.
 
Fonte:http://rosemarypr.blogspot.com.br/2011/10/mensagem-ao-professor.html