A gestão das escolas precisa planejar a hora de estar na sala de
aula trabalhando a literatura, como também o professor deve trabalhar estratégias
de leitura para ajudar o aluno na compreensão dos textos, pois só a partir do
momento que se compreende a leitura pode-se então adquirir o gosto literário,
esta pode ser uma afirmação simples e óbvia, mas uma grande maioria dos
professores “jogam” os textos para os alunos, exigem “a leitura silenciosa” e
logo depois vem com perguntas do tipo “o que o autor quis dizer com o texto” ou
“o que você entendeu do texto”, sem contar as perguntas “copia e cola”, em que
são pedidas questões que os alunos voltam ao texto, localizam um pequeno trecho
pedido e reproduzem na resposta, sem em nada trabalhar as inferências, a
relação com a realidade dos alunos, as questões implícitas ou cenas
interessantes das histórias. Diante disto, se faz extremamente necessário, que os professores se utilizem de estratégias
de leitura, para formar leitores proficientes e estimular a competência
literária dos alunos.
Mas o que são estratégias de leitura?
São procedimentos que servem para controlar a compreensão, utilizadas
de forma inconsciente, adaptam-se a diferentes situações e tipos de leitura e
controlam a lembrança daquilo que se lê. A compreensão alcançada através das
estratégias de leitura, dependem da clareza e coerência do texto, dos
conhecimentos prévios do leitor e das estratégias que este se utiliza durante a
leitura e é através da intervenção didática, que é o modo como o professor apresenta
e aborda os textos, que faz com que o aluno domine as estratégias de leitura. Assim
surge uma questão central, como se ensina aos alunos estas estratégias? A resposta
parece simples, mas é desafiadora, pois exige planejamento e empenho, como também
deve-se saber que é um processo que terá avanços e retrocessos e o professor
precisa estar sempre ajudando, introduzindo um trabalho baseado no
processo de construção conjunta, sem esquecer que o professor sempre deve ser
um guia e que deve planejar a leitura pensando em um antes, para ajudar na compreensão,
durante, regulando a compreensão e depois, concretizando a compreensão dos
textos.
Antes, é necessário estabelecer um objetivo para leitura, informando
se esta será para se divertir, se emocionar, entender os dilemas da vida, para
auto-conhecimento, para viver um fantasia, como é o caso da literatura, ou para
aprender, se informar, resolver um problema e outros objetivos de textos
científicos, também é preciso ativar os conhecimentos prévios do estudante, seja com
uma explicação geral ou instigando o que eles já sabem sobre o tema, através de
perguntas, cantigas de roda ou brincadeiras que tenham haver com a obra
escolhida, por fim é preciso estabelecer previsões sobre o texto e formular
perguntas para que no ato da leitura, os alunos possam utilizar a estratégia de
verificação, em que formula hipóteses sobre o que acha que irá encontrar
no texto ou qual o objetivo do autor com aquela obra, para que assim
possa realizar uma leitura a qual estará em busca de algo, que por fim pode
estar ou não de acordo com sua hipótese inicial, mas que poderá contribuir na compreenção daquilo que se lê.
Durante, deve-se fazer uma leitura guiada, instigando o aluno a sempre
se perguntar o que irá acontecer (antecipação), identificar erros ou
inconsistentes (verificação e controle) e inferir significados ou informações
implícitas (inferência).
Depois da leitura, o aluno precisa responder
perguntas, que primeiro podem ser objetivas e localizadas facilmente no texto e
em seguida para identificar tudo aquilo que ficou implícito, localizando
a idéia principal e elaborando um resumo da obra, que pode ser subjetivo.
Contudo, nota-se que a partir do momento que as escolas passarem a planejar o trabalho
com a literatura infantil e compreenderem que está por si só se justifica e é
extremamente necessária ao âmbito educacional, se poderá enfim, ensinar as
nossas crianças a ler, indo além da decodificação, como também se desenvolverá
leitores competentes e que lêem não somente para fins escolares, mas para
auto-satisfação.
Fonte:http://rosemarypr.blogspot.com.br/2011/10/mensagem-ao-professor.html