sábado, 8 de dezembro de 2012

A formação do gosto literário

Fonte:http://www.desenvolvimentoeducacional.com.br
 O ato de ler nos proporciona descobertas e aprendizagens, porém nos dias de hoje as crianças cada vez menos se interessam pela leitura que estimula a reflexão e o prazer, e assim surge a necessidade da intervenção dos educadores para o estímulo  e a  formação do gosto literário do sujeito, o que se faz possível por meio de um processo de vivência e reflexão da leitura, processo este que deve ser iniciado na escola e estendido para o meio social ou  convívio familiar, a partir do momento que se insere a criança neste mundo mágico dos livros e o instiga a buscar novas viagens. Diante disso, a leitura para se tornar prazerosa requer que vários fatores sejam levados em consideração, a mediação (de algo ou alguém), a escolha de textos (sobre o que se ler ? será que são mesmo interessantes? Será que todos tem acesso?), os espaços ( será que o ambiente me instiga? Me favorece?) o momento de inserção no universo literário ( será que as crianças só devem ter contato com os livros após seu processo de alfabetização ? ) e por que ler? (porque está na mídia?). Sendo assim, são vários os fatores que nos levam a tornarmos bons leitores, e, portanto, é preciso uma pedagogia do desafio do desejo/é necessário desafiar o desejo, pois muitas vezes nós achamos que não vamos gostar de algo sem ao menos termos provado. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental, proporcionar o acesso a leitura, e aos mais diversos tipos de livros, não por simples obrigação ou por ser uma pequena parte de seu currículo, mas com a finalidade de formar o gosto, o prazer em ler e compartilhar, pois a leitura na escola deve ser uma prática social e não um simples conteúdo didático.  Na instituição escolar, portanto, a formação do gosto pela leitura deve ser planejado, estudado, pensado pedagogicamente pelo professor, pois tem um papel fundamental, o de instigar a imaginação da criança, que assim poderá melhor desenvolver seus aspectos cognitivos e sua criatividade tendo melhores condições de atuar ativamente na sociedade em que vive, sendo assim o professor nesse núcleo é o principal mediador em despertar o prazer de ler nas crianças e jovens, até porque, o gosto não nasce conosco é apreendido através da cultura, que muito influência nesse processo.


Referência: Magnani, Maria do Rosário Mortatti. Leitura e formação do gosto - por uma pedagogia do desafio do desejo. IN: Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.