quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A arte de contar histórias

http://www.lagoavermelha.rs.gov.br/2010/2012/creche-monica-bonotto/
Como já vimos na postagem anterior, o conto é uma narrativa que tem origens de tradição oral, pois antes mesmo do surgimento da escrita, as histórias eram contadas apenas pela palavra e ficavam registradas nas memórias do povo antigo e assim, foram transmitidas através dos tempos. Essa forma de passar saberes através de narrativas e da memória é uma característica peculiar do contador tradicional, pois ele não tem a preocupação de que o que ele está contando vai ser registrado em escrituras, no entanto o contador moderno surge mais tarde na sociedade contemporânea e passa a se profissionalizar através de cursos de contadores de história, sua característica mais importante é o fato de usar livros, o que antes não existia, surge também nesse mesmo momento a valorização da performance, ou seja,  o aperfeiçoamento do ato milenar de contar  histórias, carregadas de inúmeros significados, dependendo de quem a esteja narrando e de que forma ela esteja sendo contada.
Contar história é acima de tudo um ato social, é socializar, mas existe uma grande diferença entre o contar, o ler e o dramatizar/ encenar, pois contar uma história é testemunhar, ler uma história é apenas um discurso escrito geralmente lido em voz alta e dramatizar uma história é fazer personagens, é ser ator e incorporar. Portanto, o que as instituições escolares e educadores precisam fazer é levar para as crianças esses saberes e socializar uma prática de ensino que traz contribuições para o desenvolvimento infantil, pois contar história não é um ato vazio, é promover uma experiência e por isso merece ser levado mais a sério por todos que fazem a instituição escolar.